Os idealizadores deste Grupo, senhores Maurício Siqueira e Aparecida Siqueira, iniciaram este projeto devido a um trabalho intenso de atendimentos a pessoas emocionalmente fragilizadas que aconteciam em sua residência. Com o aumento considerado destes atendimentos, a rotina da família começou a ser afetada e, diante disso, fez-se necessário encontrarem novas perspectivas.
Uniram-se a um grupo de amigos que já tinham experiência de trabalho em Grupo de Casais na Paroquia Nossa Senhora da Glória, Bairro Eldorado, Contagem/MG, para criarem uma associação, onde foi concedido um espaço para atendimentos. Assim nasceu GVH – Grupo de Valorização Humana.
Em 1990 o trabalho começou formalmente. O grupo elaborou o Estatuto e um Regimento Interno, definindo as regras para funcionamento da casa, juntamente com a criação de um “Curso de Formação de Voluntários Plantonistas” – pessoas que seriam integradas a este grupo, para atender as pessoas necessitadas, de forma voluntária. Este curso se destina a todas as pessoas interessadas em ajudar o próximo, independente de formação escolar ou experiência profissional.
Nossa proposta é realizar um trabalho de escuta, sem qualquer pretensão terapêutica, fazendo com que as pessoas reflitam sobre suas dores, ajudando-as a superarem seus limites, de forma a voltarem a sentir a alegria de viver e crescer como seres humanos.
Alguns critérios foram fundamentais na formação deste grupo: O compromisso com o sigilo, a privacidade no atendimento, a gratuidade, o desvinculamento político e religioso, para que todos pudessem ser incluídos, acolhidos e respeitados. Trabalhamos a Espiritualidade e não a Religiosidade para que possam transcender do aqui e do agora.
Com a ampliação do GVH, foram formados vários grupos de trabalho e desenvolvimento, que são oferecidos as pessoas da casa, e também a comunidade, tais como: Teatro, Coral, Grupos de Autoconhecimento, Grupo da Alegria, Conselho Espiritual e Reiki.
Desde 2002 temos sede própria, situada na Rua Portugal, 195 – Bairro da Glória, Contagem/MG. Tudo começou com muito amor e tudo se mantêm com muito amor. A casa é sustentada pelos próprios voluntários, através de contribuições mensais. Todo o trabalho é compartilhado e harmônico.
Nosso funcionamento é de 2ª a 5ª Feira, no horário de 8:00 as 11:00 e de 13:00 as 19:00 horas.
Para maiores informações, segue nossos contatos:
Telefone (31) 3353-1460 ou em nosso e-mail contato@gvh.org.br.